sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

CILADAS E SÃO ROMÃO

 

São Romão, “aldeia branca e asseada”, é uma freguesia do concelho de Vila Viçosa, conhecida pelas suas festas, pela sua arquitetura tipicamente alentejana e pela hospitalidade das suas gentes.

O primeiro povoado surgiu provavelmente na primeira metade do século XVI, mas só em meados do século XVII a Misericórdia de Vila Viçosa fundou juridicamente a aldeia. Tinha boas terras de cultura cerealífera e os seus habitantes viviam da agricultura.

Em toda a freguesia foram encontrados, em escavações fortuitas, materiais de valor arqueológico, cerâmica romana, sepulturas lajeadas, pedras esculpidas e outros artefactos de antigas civilizações peninsulares.

Mas ainda antes de São Romão existir, havia outra freguesia, de Nossa Senhora de Ciladas, que era a 6ª do concelho e a menos populosa. No final do século XIX, eram muito rendosas as herdades do seu termo, por terem boas terras de pão e montados excelentes de azinho para a criação de porcos. As laranjas das herdades de Carvão e Coroados eram também conhecidas pela sua qualidade.

Aqui também foram encontrados vários vestígios arqueológicos, que testemunham a existência de povoados pré-históricos e romanos. A antiga freguesia de Ciladas ergueu-se à volta da igreja, hoje em ruínas.

Reza a lenda que, no tempo dos “Sarracenos”, na serra dos Coroados, os cristãos armaram umas ciladas e fizeram umas emboscadas para capturar uma grande caravana de vitualhas e mantimentos destinadas aos “mouros”.

Antes do encontro, os cristãos invocaram o auxílio a Nossa Senhora, fazendo votos de lhe erigir uma ermida, se as ciladas surtissem efeito, o que se veio a verificar. Nossa Senhora atendeu as preces e os cristãos, cumprindo a promessa, edificaram uma pequena ermida em sua honra, atribuindo-lhe o nome de Nossa Senhora de Ciladas. Foi em redor deste edifício que a povoação foi crescendo.

A freguesia de Ciladas foi anexada à freguesia de São Romão em 1966, pois a sua população nesta data era já demasiado reduzida. Os seus habitantes foram residir maioritariamente para a aldeia maior. Em Ciladas, restam apenas hoje testemunhos da vida de outrora.




Sem comentários:

Enviar um comentário