Construída
em 1904, foi inaugurada no dia 1 de Agosto de 1905. Encontra-se situada no
Campo do Carrascal. Foi
uma interface ferroviária do Ramal de Vila Viçosa, que servia a localidade e o concelho.
O
edifício da estação integra dez painéis de azulejos, que representam o corte da
cortiça, a entrevista do oitavo Duque de Bragança, D. João II, com D. Pedro de
Mendonça, do Movimento dos Conjurados, antes de 1640; Alentejo - acarreto do
trigo, carreiro dá água ao gado e o trigo na eira; Terreiro do Paço; Ceifa do
trigo; Panteão das Duquesas e recolha da palha, todos da autoria de G. Rendas.
Desde a sua abertura, esta estação
foi inserida numa zona especial de tarifas de transportes de cortiça, com
destino ao Barreiro. A família real fez várias viagens até Vila Viçosa, utilizando
um comboio especial rebocado pela locomotiva D. Luíz.
Foi daqui
que partiu o Rei D. Carlos para Lisboa, juntamente com a sua família, no dia 1
de Fevereiro de 1908, data da sua morte. De facto, o Rei, D. Amélia e o
príncipe herdeiro, D. Luís Filipe, tinham vindo até ao Paço de Vila Viçosa, como
era habitual, para a temporada de caça do inverno. O Príncipe D. Manuel tinha
partido dias antes para a capital do Reino.
Em 1948, a Companhia dos Caminhos de Ferro
Portugueses colocou ao serviço várias automotoras
de origem sueca entre Casa Branca (Escoural/Montemor-o-Novo) e Vila Viçosa,
serviço que durou até ao início da década de 90 do século XX. Muitos
calipolenses utilizavam este meio de transporte nas deslocações para Estremoz,
Évora e Lisboa.
No dia 5
de Janeiro de 1990 (passados 85 anos) fechou as suas portas.
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